sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Doutor Honoris Causa Dom Pedro Casaldáliga


Espanhol, Bispo Católico da Congregação Claretiana, radicado no Brasil em 1968, nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia, MT, na década de 70 e responsável pelo "Grupo Arraia - Arte Regional do Araguaia" e em seguida no projeto "Araguaia, Pão e Circo".
Dom Pedro Casaldáliga recebe na noite de ontem, meio a um evento com o doce sabor do Buriti e à força da Baru, o título Doutor Honoris Causa, título esse concedido de "forma extraórdinária a pessoas que se destacam em áreas ou temas considerados relevantes pela Instituição que o concede", "utilizados pela academia para dar reconhecimento e destaque a pessoas com importantes contribuições no âmbito da pesquisa, da produção de conhecimento ou da ação social".

A concessão do título apresentado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás é de apreciação e votação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepea), na modalidade de Conselho Pleno.
Em 52 anos, a PUC Goiás concedeu 12 vezes o título de doutor honoris causa e agora (2011) o concede à Dom Pedro Casaldáliga, o motivos para indicação são diversos mas resumidos em um único parágrafo, onde: Num tempo em que rareiam líderes cristãos, católicos, ortodoxos ou protestantes, com perfil claro e transparentem radicalmente ligados e comprometidos com a forma de vida evangélica e com a causa da justiça e da paz no mundo, avulta sobremaneira a pessoa de Dom Pedro Casaldáliga, o bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Profeta destemido, poeta sentícel, teólogo arguto, mestre da espiritualidade  pastor e irmão dos pobres, essa é a figura de Pedro Casaldáliga, que o Colegiado do Departamento de Filosofia e Teologia a seguir apresenta e recomenta à Comunidade Universitária para ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa por nossa Universidade.
Pedro lutou pelos direitos humanos, pela justiça social e democracia, contribuiu na defesa política em questões indígenas, ambientais e sócio-culturais e muitos foram seus feitos e para nós, a honra de iniciar e fortificar a arte circense enquanto ferramenta pedagógica, sim, ainda na década de 70, nasce em suas mãos, juntamente com outros grandes nomes, o "Grupo Arraia - Arte Regional do Araguaia" e em seguida no projeto "Araguaia, Pão e Circo", nasce o projeto de circo social, o circo enquanto ferramenta de desenvolvimento sócio-cultural, uma ferramenta usada para o ensino e formação.
Para nós, que prazerosamente e coincidentemente voltamos as atividades do projeto Circo Social em FOCO, o título Doutor Honoris Causa, é mais uma confirmação e comprovação dos seus feitos hoje, tão importantes para a sociedade, importantes para nós que defendemos e lutamos pelos direitos humanos, importantes para a vida.
E mesmo na dificuldade de encontrar palavras para explicar um pouco do Doutor Honoris Causa Dom Pedro Casaldáliga, agradecemos e parabenizamos ao querido Pedro por seus feitos, pelo exemplo, pelo seu coração.




Mensagem do Doutor Honoris Causa Dom Pedro Casaldáliga

Quando recebi o título de Doutor Honoris Causa da UNICAMP explicitei que mais do que "Honoris Causa" eu o recebia como "Passionis Causa". Pela paixão que nos leva a assumir, sempre à procura do Reino, as grandes causas da Justiça, da Paz, da Solidariedade da Vida. Neste clima goiano tão familiar e de tantos anos de comunhão e de luta, repito a confissão: é de "Passiones Causa" que aceito o título; coletivamente com tantos companheiros e companheiras de caminhada, fazendo memória e retomando a herença especialmente de quantos, pela paixão do Reino, dera a prova maior.
A entrega do prêmio acontece durante o lançamento da nossa Agenda Latinoamericana Mundial 2013, que nos convoca a proclamar e vivenciar "a Outra Economia". Contestando a nefasta economia capitalista do egoísmo enfim, homicida, ecocida, suicida, a Agenda nos oferece pistas e testemunhos da economia alternativa: a economia da partilha, da solidariedade, da fraternidade e sororidade universais.
Fazendo uma pequena síntese de fim de tarde, eu me recordo com insistência, ultimamente, uma tríade de atitudes fundamentais: a indignação profética, a solidariedade militante, a esperança pascal.
Fazendo uma pequena síntese de fim de tarde, eu me recordo com insistência, ultimamente, uma tríade de atitudes fundamentais: a indignação profética, a solidariedade militante, a esperança pascal.
Repito o meu obrigado agradecido à PUC Goiás, aos artífices da nossa Agenda e à toda a entranhável companheirada da Economia do Reino, no seguimento de Jesus, com os pobres do Evangelho.

Amém, Axé, Awiri, Aleluia



O lançamento da Agenda Latinoamericana 2013, a homenagem e titulação de Honoris Causa à Dom Pedro Casaldáliga encerra-se num grande encontro com convidados especiais e representantes de Pedro Casaldáliga e dois gritos: a defesa territorial dos Xavantes e a luta contra o genocídio Guarani. Façamos desses nossos gritos, gritos de defesa ao respeito, à dignidade, ao amor à vida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário